Utilitários

Vamos tentar arranjar uns programazitos que porventura façam jeito a qualquer um.

É DE SALIENTAR QUE ESTES PROGRAMAS ESTÃO PROTEGIDOS CONTRA VÍRUS. SE FOREM ALTERADOS DARÃO UMA MENSAGEM A AVISAR QUE QUALQUER COISA ESTARÁ A CORRER MAL.

       Nota: (Se esta página estiver no  Yahoo!)

Por motivos de segurança do Yahoo! que acho muito válidos não é permitido enviar ficheiros de determinados tipos. Por exemplo: .exe .

Podem pedir-me este programas por e-mail.

APLAUSOS para o Yahoo! que evita assim possíveis envios de vírus.

 

1

Compf.exe 

Quando se faz um backup de ficheiros normalmente grava-se num suporte qualquer.

Acontece que essa gravação deveria ser conferida para confirmar a integridade dos dados transferidos principalmente quando se grava num CD. Este programa compara os ficheiros dum directório com outro directório (e toda a árvore ). Executa-se  compf.exe param1 param2. Os ficheiros existentes em param1 (DIRECTÓRIO 1)  serão comparados com os existentes em param2 (DIRECTÓRIO 2) e será feita uma listagem de erros e resultados no ficheiro compf.txt.

  Para o obter vá a download e clique em compf.exe

 

2

Lembrar.exe

Para se lembrar de um aniversário ou qualquer outro assunto talvez este seja o programa ideal. Avisa também a última vez que se ligou o PC.

Utiliza um ficheiro de texto lembrar.txt onde se deverá pôr a data na forma AAAA-MM-DD seguida de um espaço e a mensagem pretendida. A data será conferida pela do computador e, em caso de igualdade, a mensagem aparecerá. Se AAAA, MM ou DD for igual a zero dará igualdade.

Este programa deverá ser posto no STARTUP. (No pior dos casos servirá para ver se foi alterado por qualquer vírus ).

  Para o obter vá a download e clique em lembrar.exe

 

3

codif.exe

Existem vários programas para codificar ficheiros dando uma senha de forma a ninguém os poder aceder sem o conhecimento dessa senha.

Este programa faz isso de uma maneira fácil e eficiente. A única dificuldade é ter de dar o "path" completo da localização do ficheiro. Mas pode copiar esse "path" do "Windows Explorer" (Explorador do Windows). O resultado fornecido será um ficheiro dado no mesmo directório com o mesmo nome do original prefixado com "R-". Se executar o mesmo programa dando a mesma senha obterá o ficheiro original (também prefixado com "R-"). A senha deverá ter 6 a 20 caracteres e estes deverão ser diferentes. Para segurança são exigidos os 6 primeiros obrigatoriamente diferentes. Os caracteres podem ser quaisquer tirados do teclado e maiores que espaço, mas serão talvez suficientes os usados em nomes de ficheiros. Ter em atenção que as letras maiúsculas são consideradas diferentes das letras minúsculas.

  Para o obter vá a download e clique em codif.exe

 

4

edu.exe

Existem vários programas para codificar ficheiros dando uma senha de forma a ninguém os poder aceder sem o conhecimento dessa senha, como o codif.exe.

Esses programas só protegem o que está no ficheiro propriamente dito. No entanto para visualizar o seu conteúdo é preciso descodificá-los e essa descodificação normalmente só se faz passando-os para outros ficheiros já descodificados. Embora depois estes ficheiros (já descodificados) possam ser apagados não evita que um programador experiente não possa ter acesso a esses dados. E não evita também que, no momento, ainda que muito breve, da sua existência, um pirata qualquer, através da Internet, lhes consiga aceder.

Este programa cria um ficheiro sempre codificado (em criptograma) e só o mesmo programa o pode traduzir através duma senha própria e tornar acessível o seu conteúdo, visualizando-o no écran e tratando-o como um editor muito simples.

Pode guardar assim todos os seus códigos secretos e tudo o que quiser que não vejam.

Posso garantir-lhe 99% de eficácia na guarda dos seus segredos, mesmo perante os ardilosos piratas da Internet. A pequeníssima falha de 1% fica para salvaguardar a habilidade dos génios da Informática. E não há nada 100% seguro...

Também pode meter neste ambiente qualquer ficheiro de texto já existente. Os ficheiros onde são guardados os dados codificados têm a extensão .edu . O principal será o ficheiro edu0.edu, mas poderá alterar para outro dando um número maior que zero.

Mais umas dicas:

Se quiser transformar qualquer ficheiro de texto existente e depois apagá-lo para que ninguém possa ver o seu conteúdo proceda da seguinte forma: Transforme o dito ficheiro e veja se o ficheiro codificado funciona bem antes de apagá-lo. Para apagá-lo não faça simplesmente delete.

Verifique bem se o processador que criou o ficheiro primitivo não faz backups de segurança, geralmente com a extensão .bak . Se fizer terá de apagar esses ficheiros também. Mas tenha atenção ao apagar o ficheiro primitivo e os seus backups! Vá aos ficheiros a eliminar e introduza-lhe um conteúdo qualquer que não lhe interesse, maior do que o conteúdo existente e apagando esse conteúdo que lhe interessa eliminar. Depois apague-os com um simples delete. Só assim terá a certeza de que o seu primitivo conteúdo foi destruído. Não se esqueça de que qualquer ficheiro eliminado (por delete) poderá ser recuperado por um programador experiente na totalidade ou, pelo menos, numa grande parte.

Este programa, como já foi dito em cima, tem protecção antivírus. Se duvidam tentem alterar o nome do exe e verifiquem...

O nome do programa tem de ser edu.exe ou EDU.EXE. Qualquer outro nome dá erro...

  Para o obter vá a download e clique em edu.exe